FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ

 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ

                                                               
QUESTÃO 1
A respeito da Era Cristã, é correto afirmar que

I. a própria religião, ao colocar o homem como imagem e semelhança de Deus, o ser perfeito, inculcava
a ideia da condição humana como incluindo perfeição física e mental.

II. os surdos eram considerados impuros e condenados por Deus, como sendo castigados por Ele com
uma existência cruel a cumprir.

III. com o nascimento de Jesus, e seus ensinamentos, os surdos não eram mais considerados impuros,
nem carregavam sobre si o castigo de seus pecados.

IV. todos compartilhavam das mesmas opiniões, conforme as orientações de Jesus

 
a )
 Estão corretas as alternativas I, II e III.
b )
 Estão corretas as alternativas II, III e IV.
c )
 Estão corretas as alternativas I e III.
d )
 Estão corretas as alternativas I, II e IV.
QUESTÃO 2
Sobre a influência das decisões do Congresso de Milão na educação de surdos no Brasil, é correto afirmar que

I. as instituições passam a assumir o oralismo como método de educação de surdos.

II. houve a proibição oficial da utilização da língua de sinais no ambiente escolar.

III. houve disseminação de vários métodos, os quais as escolas tinham liberdade de aplicar.

IV. a língua de sinais foi usada normalmente nas instituições, sem nenhum tipo de restrição.

 
a )
 Estão corretas as alternativas I e II.
b )
 Estão corretas as alternativas I e III.
c )
 Estão corretas as alternativas II e IV.
d )
 Estão corretas as alternativas I, II e III.
QUESTÃO 3
Sobre o implante coclear, é correto afirmar que

I. ele visa estimular eletronicamente as fibras nervosas remanescentes.
II. ele é indicado para pacientes com perda auditiva bilateral, ou seja, nas duas orelhas e com grau leve ou moderado.
III. são fatores que impedem a realização do implante coclear: a ausência do nervo auditivo e má formação da cóclea.
IV. seus resultados podem ser satisfatórios, permitindo-se fazer um prognóstico exato com os resultados esperados.

 
a )
 Estão corretas as alternativas I e III.
b )
 Estão corretas as alternativas I, III e IV.
c )
 Estão corretas as alternativas II e IV.
d )
 Estão corretas as alternativas I, II e III.
QUESTÃO 4
Qual das afirmações abaixo corresponde a uma definição de bilinguismo?

a )
É o método menos adequado para a educação de alunos surdos, embora as crescentes pesquisas acerca das línguas de sinais defendam que a língua de sinais é a comunicação natural e indispensável para o processo educacional desses alunos.

b )
É imprescindível a adaptação do aluno para uso da prótese auditiva ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI)

 
c )
O bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança surda duas línguas no contexto escolar

d )
Esse método visa, na prática, à utilização dos sinais, leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital para fornecer capacidades linguísticas e comunicativas para estudantes surdos.

QUESTÃO 5
A respeito da orelha interna, é correto afirmar que

I. ela apresenta forma semelhante à de um caracol, no qual se encontram as rampas vestibular e timpânica
e o órgão de Corti.

II. a cóclea se destina à função auditiva; e os canais semicirculares participam da função do equilíbrio.

III. o impulso elétrico da onda sonora transforma-se em impulso mecânico.

IV. os impulsos recebidos na base da cóclea são os graves e os recebidos na parte posterior são os agudos.

a )
 Estão corretas as alternativas I, II e IV.
b )
 Estão corretas as alternativas I e III.
 
c )
 Estão corretas as alternativas I e II.
d )
 Estão corretas as alternativas II, III e IV.
QUESTÃO 6
Sobre as linhas de aquisição da linguagem, é correto afirmar que

a )
no sociointeracionismo, de Vygotsky, a fala deve ser entendida como o ato motor de articulação das palavras.

b )
são duas as principais pesquisas na área da Linguística que embasam essa metodologia: a primeira delas é o gerativismo e a segunda é o construtivismo.

 
c )
no gerativismo, segundo a concepção de Chomsky sobre a Gramática Universal, há um dispositivo de aquisição de linguagem comum a todos os seres humanos que só é acionado mediante experiências linguísticas positivas.

d )
o sociointeracionismo, de Chomsky, afirma que a linguagem seria a constituição do pensamento, a significação que há na forma do indivíduo perceber a si e ao mundo.

QUESTÃO 7
Como podemos interpretar a seguinte frase de São Paulo, em sua Epístola aos Romanos, X:17 "A fé deriva da pregação e a pregação é o anúncio da palavra"

a )
 Como aceitação dos surdos, acreditando que eles seriam capazes de compreender a "Palavra de Deus"
b )
Como justificativa daqueles que favoreceram o acesso à religião e aos sacramentos da Igreja, inclusive a salvação da alma.

c )
 Como se a fé bastasse para a salvação, independentemente da capacidade de falar dos indivíduos.
 
d )
Como justificativa daqueles que teriam negado aos deficientes o acesso à religião, aos sacramentos e mesmo à salvação da alma.

QUESTÃO 8
Qual foi o momento histórico que marcou o retorno da valorização da língua de sinais na educação de surdos?

a )
 O sucesso do método oralista, mas a necessidade de se respeitar os direitos de cidadão dos surdos.
b )
 O surgimento da filosofia do bilinguismo
 
c )
A comprovação de Willian Stokoe, em 1960, de que a língua de sinais tem uma estrutura semelhante à das línguas orais.

d )
 A necessidade de inserção dos surdos no mercado de trabalho.
QUESTÃO 9
Alexander Graham Bell, conhecido por registrar a patente do telefone, deixou seu legado na área da surdez. Quais suas principais ideias?

a )
 A proibição da atuação de professores surdos e a exigência de se ensinar todos os surdos a falar.
 
b )
A utilização da metodologia oralista, porém com apoio da língua de sinais para aqueles que não têm potencial de fala.

c )
 A proibição da atuação de professores surdos, mas com o ensino da língua de sinais.
d )
 A defesa do uso das próteses auditivas e a ampliação do uso da língua de sinais.
QUESTÃO 10
Sobre a comunicação total, é correto afirmar que

I. os seguidores desse método acreditavam que tudo que fosse falado não poderia ser acompanhado de
elementos visuais que o representassem.

II. essa filosofia educacional surge como tentativa de maximizar os efeitos do oralismo.

III. esse método visa, na prática, à utilização dos sinais, leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital
para fornecer capacidades linguísticas e comunicativas para estudantes surdos.

IV. a ordem de produção dos sinais sempre segue a ordem da produção das palavras da língua falada.

a )
 Estão corretas as alternativas I e II.
b )
 Estão corretas as alternativas I e IV.
 
c )
 Estão corretas as alternativas III e IV.
d )
 Estão corretas as alternativas II e III.

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